ESG
A Praticagem de São Paulo sempre esteve atenta à evolução dos conceitos de Gestão Empresarial adotando, ano após ano, os programas atualizados. Assim foi com o Programa de Qualidade Total, implantação da ISO 9.000 e a implantação do Comitê de Compliance. Desde 2021, a Praticagem passou a adotar os conceitos modernos de ESG (Environmental, Social and Governance), uma grande tendência e uma necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea.
O ESG diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, demonstrando responsabilidade e comprometimento com o Porto de Santos e suas empresas portuárias, logísticas de e navegação, e aos colaboradores.
Assim, além dos programas já implantados mencionados acima, a Praticagem de São Paulo tornou-se, em fevereiro de 2021, a primeira do País a adotar o Programa de Gestão Ambiental do Instituto Via Green (VGP) e a elaborar um inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa.
Com isso, juntamente com a preocupação com a Governança (Compliance entre outros) e com o Social (Apoio a algumas instituições sociais), o Programa de Gestão Ambiental (VGP) colocou em prática os 3 pilares do conceito ESG.
Com ajuda da VGP, a Praticagem reforça, publicamente, a sua contribuição no combate às mudanças climáticas e busca as melhores práticas por meio da gestão de impactos ambientais, contribuindo para um clima mais equilibrado e uma vida melhor.
Adotando as melhores práticas operacionais e gestão de impactos ambientais, a empresa implantou várias ações, como aproveitamento de águas pluviais (reuso), implantou energia solar no estaleiro e vem substituindo os motores mecânicos das lanchas por motores eletrônicos que possuem menores taxas de emissão de CO2.
A Praticagem entende que este é um processo contínuo e interminável de constante aperfeiçoamento.
Ambiente
- Aproveitamento de águas pluviais (reuso)
- Fonte de energia renovável através de placas solares fotovoltaicas.
- Uso de motores eletrônicos visando redução de emissão de CO2 para a atmosfera.
Social
No critério Social é muito importante a relação da empresa com os que fazem parte do seu universo. Visamos o bem estar dos funcionários, a satisfação dos clientes, o bom relacionamento com os fornecedores, a proteção de dados e privacidade através da LGPD (Compliance) e o respeito aos direitos humanos e leis trabalhistas.
Governança
Os critérios de governança corporativa e administrativa fazem parte das políticas de Compliance da empresa. Conceitos de conduta corporativa, criação de canais de denúncias, Lei Anticorrupção, LGPD, Ouvidoria, são exemplos de procedimentos discutidos e adotados pelo nosso Comitê de Compliance, atuante desde 2016.