C3OT
A Praticagem de São Paulo utiliza os serviços do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT), um dos mais modernos e atualizados do mundo.
Câmeras estrategicamente situadas ao longo de todo o Porto, equipamentos meteorológicos e oceanográficos de última geração para a medição de altura e período das ondas, direção e intensidade das correntes marinhas e do vento, variação da altura de maré e visibilidade permitirão o monitoramento, em tempo real, de todo o canal navegável do porto santista, nos seus 20 quilômetros e 67 terminais e berços de atracação. O propósito de tudo isso é garantir ainda mais agilidade e segurança nas manobras de navios cada vez maiores que vêm frequentando o Porto e que exigem cuidados redobrados no canal de navegação estreito e sinuoso de Santos.
Até a inauguração do C3OT, o monitoramento era feito apenas pelo AIS (Automatic Identification System). Trata-se de um transceptor que transmite informações sobre o navio, sua localização (dimensões, posição, rumo, velocidade, destino final e tipo de carga). Desde a sua inauguração, o C3OT continua a fazer uso do AIS, mas agora integrado ao sistema de câmeras e das informações dos dados meteorológicos.
Para aumentar a segurança num canal que compartilha o tráfego de balsas, iates, barcos de pesca e de passageiros, além de um intenso movimento de navios de dimensões elevadas, foram posicionadas doze câmeras que cobrem todo o canal e também os terminais. Com isso, pode-se agora monitorar o navio em todo o seu trajeto, com recursos de zoom capazes de detalhar cada manobra.
As imagens são transmitidas em tempo real parao C3OT, que tem um vídeo-wall equipado com dez telas de LCD de 46 polegadas. Qualquer emergência é avisada imediatamente ao prático pelo rádio.
Ondas mais fortes ou ressacas, por exemplo, modificam as condições do mar e os novos aparelhos mostram a situação exata em tempo real. A altura das marés é avaliada também em tempo real, a partir de cinco estações instaladas ao longo do canal.
Entre os equipamentos, a Praticagem conta também com um visibilímetro, capaz de prevenir situações de baixa visibilidade, como a formação repentina de nevoeiros que podem comprometer a segurança da navegação.
Todas as lanchas da Praticagem estão equipadas com AIS e, cada uma delas, enquanto transportam os práticos, fazem o monitoramento constante da área, informando o C3OT por rádio sobre qualquer anomalia, como por exemplo, determinado navio atracado com cabos brandos, manchas de óleo ou obstáculos no local de atracação.
A Sala do C3OT está instalada no terceiro andar do prédio da Praticagem de São Paulo e possui com ampla vista para o canal. Ela conta com um video-wall com 10 monitores, 3 consoles totalmente equipados com meios de comunicação e de inserção de dados, um sistema com capacidade de integrar todos os outros subsistemas e uma sala de situação ou de crise. A atividade de Operações é exercida em um ambiente hermético e altamente funcional, com ampla visão do canal, e sistema de controle de acesso. Os operadores do C3OT possuem experiência de décadas e são, sem dúvidas, o componente mais importante de seu funcionamento.